terça-feira, 10 de setembro de 2013

Eu e as biclas


foto "lomo", feita numa viagem de bicla a solo de Setúbal a Lagos - Verão 2004(?)

Imagino que a minha história em torno das bicicletas seja idêntica à de tantas outras pessoas...
Lembro-me da minha primeira bicicleta e do meu pai me ensinar a andar nela.
Deveria ter uns 5 anos, talvez... Deliciosas memórias!
Muitos anos depois tive uma btt com que andava pelas ruas, para cima e para baixo, com o resto dos amigos.
Com 17 anos, juntamente com 3 amigos, resolvemos fazer uma pequena aventura de bicicleta. Foram 4 dias de bicla pelo Alentejo com a tralha às costas. Foi inesquecível! Quando regressei desse passeio comecei a ir para a serra de Sintra fazer btt. Estávamos nos anos do "boom" do btt (97/98?). Fiquei fã!
Entusiasmado com as pedaladas, em 2001, arranjei uma bicicleta de estrada e comecei também a fazer passeios "estradistas".
Até aqui a bicicleta sempre foi usada de forma lúdica, em passeios ou viagens durante as férias.
Em 2006 resolvi experimentar usar a bicicleta em Lisboa, nas minhas deslocações diárias. Apesar de ter sido hà pouco tempo, o panorama do ciclismo urbano era então muito diferente. Eram raríssimos os "avistamentos" de ciclistas urbanos em Lisboa.
Fiz algumas utilizações mas foram poucas porque entretanto mudei de casa e de emprego e as distancias eram agora maiores. Abandonei a ideia por pensar que já não era viável (Algés - Campolide - cerca de 12km). HAHAHA... a nossa mente é mesmo o nosso maior obstáculo...
Entretanto tinha também acabado de tirar a carta de mota e estava entusiasmado com o uso da minha Vespa que passara a ser o meu veículo de eleição.
Em 2008 resolvo experimentar levar a bicla para o trabalho (o mesmo percurso que antes me parecera inacessível). Foi tudo preparado com rigor como se de uma expedição se tratasse. Resultado: percebi que afinal era bem mais simples do que imaginava. Desde então fui aumentando progressivamente o uso da bicicleta no meu quotidiano, nas deslocações para o trabalho e nos pequenos trajectos ao pé de casa (farmácia, café, supermecado, etc).
Ao usar mais a bicicleta passei também a estar mais atento à cidade onde vivo e a perceber que estas maravilhosas máquinas me ajudam a tornar os meus dias mais felizes!!
A utilização da bicicleta, enquanto meio de transporte, estimulou-me a voltar a usa-la pelo simples lazer em passeios de btt, estrada e cicloturismo.
Com este entusiasmo vieram também as incursões pela mecânica. Nunca fui habilidoso com as ferramentas mas a necessidade aguça o engenho e como gosto de aprender, passei a fazer a manutenção das minhas biclas. Até já consegui enraiar uma roda traseira e tudo (obrigado mestre Camilo)! :)
E aqui estamos... Estou ainda verdinho nisto mas com entusiasmo e vontade de partilhar a paixão e os conhecimentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário