sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mais uma Sexta de Bicicleta

Foi mais uma "sexta de bicicleta". Mas esta não foi igual às outras.
Depois de uma monumental "granizada", Lisboa ficou coberta de branco.
Um espectáculo bonito e desafiante para quem optou por rolar naquele tapete de gelo.
E pelas marcas, não fui o único.



O trajecto até estava a correr bem... Pouco chovia, o cenário era lindo e o gelo propiciava uns deslizes engraçados. A coisa mudou de figura quando pela frente me deparei com isto:


Voltar para trás era uma opção difícil naquele ponto do trajecto, vai daí resolvi tentar a travessia...
A meio do "lago" deparo-me com uma barreira de gelo!! A roda da frente ia abrindo caminho como se fosse um barco quebra gelo. Espectáculo, pensava eu! Mas a velocidade, que já era naturalmente lenta, foi reduzindo e quando completava as pedaladas os pés começavam a ficar submersos.
Subitamente, sinto um obstáculo e não consegui evitar uma paragem completa da bicla, que me obrigou a por o pé no chão. As botas, apesar de impermeáveis, obviamente sucumbiram.
Pelo menos tinha uma muda de meias e calças na mochila e a possibilidade de secar as botas quando chegasse ao trabalho. Se tivesse com outra bike teria continuado, mas estando a usar a eléctrica achei melhor inverter a marcha.
A solução foi passar a bike para o lado da estrada e atravessar junto à berma esquerda da radial de benfica, onde os carros, a conta-gotas iam avançando. E antes de virem os comentários da praxe, de que os ciclistas nunca respeitam as regras de trânsito e que as biclas não podem circular naquela via, reparem que era uma situação de absoluta excepção. O trânsito estava quase cortado e não houve nunca uma situação de perigo nesta opção.


Ultrapassado o lago, pude retomar as pedaladas. Apesar de levar um pé encharcado aproveitei para curtir mais uns deslizes no gelo. :) Mas com cautela que aquilo é traiçoeiro.

  

Portanto, a bicla está aprovada como veículo ideal, mesmo em dias de tempestade. Ah... mas da próxima levo um par de sapatos extra na bagagem ;)
Ao longo do dia, ainda usei a bicicleta para outras deslocações. Chuva com fartura, mas como ouvi dizer: "não há mau tempo, apenas mau equipamento".

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Primeiras pedaladas do Gui no BTT

O rapaz estreou-se no btt no passado domingo. Com 4 anos e já se vê a atracção pela lama... Promissor... :)


domingo, 5 de janeiro de 2014

Mudou o código da estrada. Falta mudar os comportamentos!




O novo código da estrada, em vigor desde 1 Janeiro, trouxe mudanças importantes, das quais destaco a obrigatoriedade dos carros (ou outros veículos) deixarem uma margem de pelo menos 1,5m durante as ultrapassagens às bicicletas.

Trata-se de um importante avanço legislativo mas agora importa sobretudo mudar os comportamentos.

Para isso, e na ausência de campanhas de prevenção rodoviárias, cada ciclista, através de uma acção directa junto dos automobilistas que conhece, pode ter um papel de grande eficácia na sua consciencialização.

Não espero milagres junto dos condutores onde impera a falta de civismo, mas há também muitos outros (espero que a maioria) que conduzem de forma perigosa por pura falta de informação.

Isolados no interior dos seus automóveis, muitos condutores não se apercebem dos riscos inerentes às razias e não compreendem que é mais seguro para o ciclista ocupar um lugar central na via do que circular encostado à berma.

Ninguém melhor do que um utilizador de bicicleta, que sente na pele estas questões, para explicar com eficácia, sobretudo a quem lhe é próximo, estes detalhes que fazem toda a diferença.

Mais difícil, mas também possível, é conseguir explicar a um condutor parado num semáforo que "lá atrás, não devia ter passado tão perto...". Nem sempre consigo a calma necessária para os resultados dessas conversas serem os desejados, mas já houve casos em que fui bem sucedido...

Para saberem mais sobre as alterações ao código da estrada, podem consultar este artigo da MUB.
 
Partilho também este cartaz feito pela DECO e adaptado/corrigido (a azul) pelo Gonçalo Pais: